7. Educação

7.1      Vou propor lei que institui como obrigatória o conteúdo de “Educação Financeira” nas escolas municipais. Essa ação irá preparar nossas crianças para encarar os desafios financeiros da vida adulta com responsabilidade e pensamento de longo prazo, estimulando a poupança, minimizando o pagamento de juros aos bancos e garantindo uma vida mais tranquila e feliz.
Ideia baseada na iniciativa do Instituto Stringhini no município de Concórdia em 2006.
Será utilizado o “Programa Educação Financeira nas Escolas” do governo federal que faz parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF instituída pelo Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Disponível em: <www.edufinanceiranaescola.gov.br>.

03/07/2018: Segue resposta da secretaria de educação quanto ao tema (neste link: Ofício). Foi realizada indicaçao conjunta entre vários vereadores solicitando atenção para esta questão importante.

7.2      Vou propor projeto de lei que institui conteúdos de programação de computadores e robótica nas escolas municipais por meio de parceria com UNOESC e IFC. Esta iniciativa é fundamental para o desenvolvimento de raciocínio lógico em nossas crianças e para prepará-las para os desafios da economia criativa e das oportunidades futuras no mundo digital.
Ideia baseada na iniciativa do município de Passo Fundo – RS. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.112>

Comentários
17/01/2017 Já temos reunião marcada com a Secretaria de Educação e com professores de informática efetivos do município para tratar desse tema.

03/07/2018 Estamos muito felizes pois o projeto foi realizado. Computadores novos foram compradas para TODAS as escolas em um investimentos de mais de R$ 400 mil.  Atualmente, TODOS os alunos do município estão tendo aulas de informática do primeiro ao nono ano. O material didático é de uma empresa de Curitiba que comercializa apostilas específica para este conteúdo para escolas de todo o país. Existem ainda softwares educacionais que são utilizados pelos professores.

7.3      Vou propor um estudo de viabilidade para implantação de projeto piloto inspirado no projeto “Hole in the wall” desenvolvido pelo professor e pesquisador Sugata Mitra. O projeto trata da disponibilização de computadores em quiosques disponíveis a população, principalmente para as crianças, em qualquer horário do dia. O computador é programado com um sistema voltado para aprendizagem da língua inglesa utilizando técnicas “educação minimamente invasiva”. Sugata Mitra é professor e pesquisador da  Newcastle University na Inglaterra e professor convidado do MIT – Massachusetts Institute of Technology. Nos experimentos do professor, crianças que moravam ao redor quiosque atingiam em 9 meses o nível de inglês necessário para se comunicar.
Assita o vídeo TED Talks de Sugata Mitra em <https://youtu.be/y3jYVe1RGaU>
Conheça o projeto em <http://www.hole-in-the-wall.com>
Mais informações em:
<revistaepoca.globo.com/Ciencia-e-tecnologia/noticia/2012/02/sugata-mitra-um-professor-pode-ser-substituido-por-uma-maquina.html><educarparacrescer.abril.com.br/blog/isto-da-certo/tag/sugata-mitra>
<revistaeducacao.com.br/textos/noticias/janela-para-o-mundo-249987-1.asp>