Pesquisa do Carnaval de Joaçaba 2018 – Fecomércio

O Carnaval de Joaçaba é um dos principais de Santa Catarina, a Festa conta com a participação de turistas e moradores em dois grandes eventos, os desfiles das escolas de samba de samba e o Carnafolia.
Em 2018, o desfile das escolas de samba, que ocorreu nos dias 10 e 11 de fevereiro, na Avenida do Samba – Avenida XV de Novembro, no Centro – contou com a participação de três das quatro agremiações que fazem parte da Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste (Lesjho). Desfilaram a Aliança, a Acadêmicos do Grande Vale e a Unidos do Herval. O Carnafolia ocorreu entre os dias 9 e 13 de fevereiro e contou com shows e participação de blocos numa arena montada na Praça da Catedral.
O Carnaval é um dos mais impactantes feriados do país, responsável por movimentar boa parte da economia em setores como turismo e negócios, influenciando positivamente no cenário econômico geral, o faturamento arrecadado no Carnaval aumenta o valor dos negócios, agitando a economia e melhorando a condição financeira das cidades que investem em eventos para atrair turistas de várias regiões e nacionalidades.
Para entender estas características e particularidades das festas de Carnaval, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina – Fecomércio SC – realiza, desde 2011, pesquisa com o com objetivo de mapear o perfil do turista que frequenta Joaçaba no feriado.
Em 2018, a coleta de dados ocorreu entre os dias 9 e 13 de fevereiro, com abordagens diretas e entrevistas pessoais. Os pesquisadores foram alocados em pontos de grande fluxo e nos principais centros de comércio e serviços da cidade. Foram entrevistados 276 turistas, garantindo uma margem de erro de 6% e nível de confiança de 95%.

Pesquisa completa no link: http://www.fecomercio-sc.com.br/pesquisas/pesquisa-de-carnaval-joacaba-2018-perfil-do-turista-e-avaliacao-do-destino/

ou em PDF: TUR_Carnaval_2018_Joacaba-2