Moção de Apelo ao Governador do Estado de Santa Catarina e à Secretaria de Estado da Saúde, para que seja implantada a Gerência Macrorregional de Saúde no município de Joaçaba

MOÇÃO Nº 001/2019

Os vereadores do Município de Joaçaba, no uso de suas prerrogativas regimentais, nos termos do artigo 123 do Regimento Interno, requerem que, após ser ouvido o Plenário desta Casa, encaminhe-se a seguinte Moção:

A Câmara de Vereadores de Joaçaba registra Moção de Apelo ao Governador do Estado de Santa Catarina e à Secretaria de Estado da Saúde, para que seja implantada a Gerência Macrorregional de Saúde no município de Joaçaba. Considerando a intenção da Secretaria do Estado da Saúde em implantar a Gerência Macrorregional de Saúde no município de Joaçaba, a Câmara de Vereadores de Joaçaba vem reafirmar a importância de tal empreendimento para nosso Município.
A Gerência Regional de Saúde em Joaçaba atua desde os anos 70, quando tinha o nome de 5ª CARS, sendo que na época havia sete no estado. É importante destacar que a Regional de Saúde de nosso Município possui sede própria do Estado, dispondo de espaço suficiente para ampliação, caso isso seja necessário e ainda de amplo espaço para estacionamento.
A Gerência Regional de Joaçaba possui sessenta funcionários, lotados nos diversos setores, todos capacitados e experientes. Dispõe ainda de laboratório regional, com a maior produção entre os laboratórios do interior do Estado, uma ampla rede de frios e uma central de regulação de leitos.
Além dos recursos elencados, a Gerência de Saúde de Joaçaba dispõe de uma equipe de controle, avaliação e auditoria e de espaço e condições para receber a regulação do SAMU.
É importante destacar que, estrategicamente, Joaçaba encontra-se entre as cidades de Concórdia, Caçador, Videira e Lages, que são as de maior população na futura macrorregião.
Além disso, em Joaçaba estão instalados a Unoesc, com os diversos cursos na área de saúde, o Hospital Universitário Santa Terezinha, que é referência em oncologia e, ainda, o Hemosc.
Dessa forma, pelas razões expostas, requer-se à Secretaria de Estado da Saúde, que sejam tomadas as providências necessárias para que, com a maior brevidade possível, haja a implantação da Gerência Macrorregional de Saúde de Joaçaba.